Quando o projeto teve início, os alunos não aprovaram a ideia de imediato. Permanecer na escola, em tempo integral, participando de inúmeras atividades, lhes parecia cansativo. Os pais, por sua vez, gostaram muito da notícia. O projeto – também denominado de Projeto Carioca – já foi implantado em 28 escolas municipais, devendo este número ser ampliado no próximo ano.
As características básicas são a permanência dos alunos na escola, em constante atividade, das 8h às 16h, e a dedicação exclusiva dos professores, que passam a estar com eles diariamente. E o próprio aluno comprovou que o novo modelo de aprendizagem estava no caminho certo, pois, em menos de três meses, já estava adaptado à nova realidade. Cada um deles escolhe um professor como seu tutor, que tem como tarefa orientá-lo por meio de estudo dirigido, melhorando, assim, seu desempenho. Trata-se de um acompanhamento permanente.
Seis destes ginásios desenvolvem habilidades específicas, como Ginásio do Samba, em Olaria; das Novas Tecnologias Educacionais, na Rocinha; das Artes, na Praça Mauá, e mais três dedicados ao esporte. Neles são enfatizadas atividades como natação, atletismo, basquete e voleibol.