Atendendo solicitações dos próprios candidatos, que consideram o calendário apertado, o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), acontecerá, já a partir deste ano, em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Até o ano passado, as provas eram realizadas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana. Seiscentas mil pessoas participaram da consulta pública que resultou na alteração das datas. Segundo eles, os candidatos têm sido vencidos pelo cansaço. A avaliação se transforma numa prova de resistência.
Outra alteração foi proposta pelo MEC: que as provas fossem feitas em computador. Não houve aceitação, pois 70,1% do referido público rejeitaram a ideia. Para o governo, a realização do exame com o auxílio da informática geraria economia com logística, impressão e trabalho dos fiscais. De acordo com o ministro da Educação, que ficou surpreso com a resposta, tal mudança acontecerá no futuro, pois, segundo ele, “É algo inevitável. Não conseguimos definir daqui a quanto tempo, mas acontecerá.”
Também foi adotada outra medida quanto à reorganização do conteúdo cobrado em cada dia de prova: a redação será aplicada no primeiro domingo, junto aos testes de Língua Portuguesa e Ciências Humanas. Na semana seguinte, haverá questões de Matemática e Ciências da Natureza. O caderno de questões virá personalizado, com o nome e número de inscrição do candidato, bem como o cartão de respostas. Dessa forma, o MEC acredita ser possível rastrear melhor o vazamento de um teste.