Categorias:

Projeto Pedagógico na Maré

Ainda este ano, a prefeitura do Estado do Rio de Janeiro começa a implantar o Programa Escolas do Amanhã na favela da Maré. São previstas dezoito novas unidades, em horário integral, incluindo seis creches. Mais de quinhentos funcionários trabalham na construção de oito prédios, com três andares cada.

Escolas do Amanhã foi criado em 2009 e tem por objetivo reduzir a evasão escolar, assim como melhorar a aprendizagem, no Ensino Fundamental, em escolas localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. Trata-se de um programa que interliga Saúde, Assistência Social, Esporte, Arte e Cultura. Prevê a inauguração de 136 escolas e a reforma de 77, localizadas em áreas carentes e de risco. Além das salas de aula climatizadas, os alunos têm acesso à biblioteca, laboratórios de informática, quadras esportivas e áreas de alimentação. Assim, eles são expostos a diferentes atividades, tornando a escola um local mais atraente.

Para os especialistas, a estratégia da prefeitura está no caminho certo. Em áreas de risco, faz-se necessário que o aluno permaneça na escola o maior tempo possível, pois é um meio de afastá-lo da rua e da exposição à violência. Por outro lado, as famílias sentem-se seguras, pois sabem que seus filhos estão bem cuidados. As crianças mais pobres precisam de apoio do poder público para que possam ter acesso a uma escola que lhes possibilite um real crescimento e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Unidades de Polícia Pacificadora estarão presentes para garantia de segurança.